quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MESTRE SÉRGIO LIMA

                                                                    Mestre Sérgio Lima 
                                                                      Watson Portela 
                                                               Edição - Marcia Kanitz 

Sérgio Lima foi um desenhista extremamente talentoso que tinha pleno domínio tanto de perspectivas como de expressões faciais. Conseguiu criar cenas de dramaticidade intensa em suas histórias.
Sérgio Lima foi sem sombra de dúvida um dos maiores desenhistas dos quadrinhos nacionais, no desenvolvimento da carreira, desenhou vários tipos de quadrinhos, indo do terror  ao romântico. Durante muito tempo, Sérgio, que tive o prazer de conhecer quando comecei a trabalhar na Editora Abril, desenhou o Capitão Sete, desenhava também histórias do Lobisomem, da Múmia e de Juvêncio, o justiceiro, dentre outros... Dono de um estilo próprio e bastante diferenciado, Sérgio Lima era famoso pelo perfeccionismo no acabamento das histórias de romance.Sérgio Lima trabalhou para várias editoras, dentre elas: Editora Continental, Editora Outubro e Editora Taika, Editora Prelúdio.
Sérgio Lima trabalhou ao lado de grandes desenhistas como: Gedeone, Malagola, Nico Rosso e Júlio Shimamoto dentre outros. Criador do personagem “Juvêncio e Simãozinho”. Foi um dos  Fundadores da Editora Grafipar em Curitiba junto com Flávio Colin, Cláudio Seto e Júlio Shimamoto.
Sérgio Lima também participou da equipe de Ely Barbosa na elaboração da revista “Os trapalhões” da Editora Bloch. Nessa mesma época Sérgio Lima trabalhou para a Editora Abril onde tive o prazer de conhecer pessoalmente e, ver com meus próprios olhos a arte requintada de um dos maiores artistas brasileiros da arte de quadrinhos. Na Abril, desenhou personagens Disney, “Maga Patalógica”  e, trabalhou como professor da Escolinha Disney – iniciativa da Editora Abril para formar seus próprios desenhistas.

É uma lastima que na atualidade não se encontre informações concretas sobre a vida do desenhista Sérgio Lima. A informação que temos é que ele faleceu na cidade de Santos – São Paulo, onde foi morar com sua mãe após a aposentadoria.

 Sérgio Lima é considerado pelos fãs brasileiros de HQs, como um dos grandes Mestres Nacionais da Arte em Quadrinhos. No entanto, não existem informações profissionais básicas disponíveis sobre ele como - data e local de nascimento, formação, paternidade ou formação profissional.
W.P
Edição - Marcia Kanitz 







Nenhum comentário:

Postar um comentário