sexta-feira, 7 de outubro de 2016

MESTRE WALTER LANTZ

Walter Lantz Productions (também conhecido como Walter Lantz Studio) foi um estúdio de animação norte-americano, que funcionou de 1929 a 1972 e que foi o principal fornecedor de desenhos animados para a Universal Studios, agora parte da NBC Universal.
O estúdio foi fundado originalmente com o nome Universal Studio Cartoons, na iniciativa de Carl Laemmle, o então chefe da Universal Pictures, que estava cansado da contínua política da companhia em relação à contratação de estúdios de animação externos. Walter Lantz, que já havia sido motorista particular de Laemmle e um veterano no John R. Bray Studios, com uma experiência notável em todos os elementos da produção de desenhos animados, foi selecionado para administrar o departamento. O primeiro curta-metragem produzido pelo estúdio foi Race Riot, (um desenho do Coelho Osvaldo), que estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 2 de setembro de 1929.[1][2]
Em 1935, o estúdio ficou independente da Universal, e tornou-se o Walter Lantz Productions sob controle direto de Walter Lantz, e em 1940, Lantz conseguiu ganhar os direitos autorais dos seus personagens. Em 1939, o personagemAndy Panda fez sua primeira aparição no desenho Life Begins for Andy Panda, e o Pica-Pau, o mais famoso personagem criado por Lantz, fez sua primeira aparição em 1940, no desenho Knock Knock. Os curta-metragens de Lantz foram distribuídos pela Universal até 1947, mudando para a United Artists de 1948 a 1949. Devido a dificuldades financeiras, Lantz teve que fechar seu estúdio temporariamente de 1949 a 1950, e ao reabri-lo em 1951, os desenhos voltaram a ser distribuídos pela Universal. Outro personagem marcante foi o Picolino, cuja primeira aparição foi no desenho Chilly Willy de1953.
Ao longo dos anos, o estúdio manteve uma reputação de uma casa de animação de qualidade média. Os desenhos animados de Lantz (chamados nos Estados Unidos de "Cartunes") eram considerados superiores aos do Famous StudiosTerrytoons, mas nunca ganharam a aclamação artística da DisneyWarner Bros.MGM ou UPA. Entretanto, o estúdio beneficiou-se ganhando profissionais talentosos de outros estúdios, que estavam cansados do gerenciamento de lá e normalmente viam o estúdio de Lantz como um ambiente de trabalho mais agradável. Tex Avery foi apenas um dos muitos talentos que passaram pelo estúdio de Walter Lantz.
Com exceção de DePatie-Freleng Enterprises, Walter Lantz Productions foi o estúdio mais duradouro no ramo da produção de curta-metragens de animação para o cinema, até 1972, quando Lantz fechou definitivamente seu estúdio. O último curta-metragem produzido foi Bye, Bye, Blackboard (um desenho do Pica-Pau), de 1972.[3] Desde então, seus personagens continuaram a ser utilizados em séries de animação na televisão, em merchandising licenciada e como mascotes nos parques temáticos da Universal Studios.
Em 2006 a Disney recuperou os direitos de Oswald, o Coelho Sortudo e das 26 curtas metragens produzidas por Walt Disney.

















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